A Cultura Cartográfica das Crianças: Aprendizagem informal e Multiletramentos na Cartografia pelas Telas Digitais

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22911

  • Título: A Cultura Cartográfica das Crianças: Aprendizagem informal e Multiletramentos na Cartografia pelas Telas Digitais
  • Autor(es): Rodrigo Batista Lobato
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 07/10/2025
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2433
  • Código do Recurso: 22911
  • Descrição: Este artigo investiga como as crianças desenvolvem uma cultura cartográfica por meio de interações com telas digitais, explorando práticas espontâneas em ambientes informais. O estudo parte da análise de pesquisas anteriores e artefatos infantis, como mapas criados em aplicativos, jogos e influenciados por desenhos animados e experiências cotidianas. A investigação destaca o conceito de Multiletramentos na Cartografia, que envolve a interpretação de múltiplos signos e linguagens nas interfaces digitais, ampliando a compreensão dos mapas além do ensino formal. A metodologia aplicada é qualitativa, com foco na análise de conteúdo de mapas produzidos por crianças, identificando como as mídias interativas ajudam a moldar a percepção espacial e as práticas culturais infantis. A pesquisa conclui que esses ambientes digitais não apenas complementam o aprendizado tradicional, mas promovem novas formas de protagonismo espacial, sugerindo a importância de reconhecer e integrar essas práticas digitais na educação.  
© Canal CECIERJ 2025