O impacto das aulas de Educação Física no processo de inclusão e desenvolvimento dos alunos com transtorno do espectro autista

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22916

  • Título: O impacto das aulas de Educação Física no processo de inclusão e desenvolvimento dos alunos com transtorno do espectro autista
  • Autor(es): Washington Luís Cardoso Alegre,Rosa Lidice de Moraes Valim,Verônica Eloi de Almeida
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 08/10/2025
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/38/o-impacto-das-aulas-de-educacao-fisica-no-processo-de-inclusao-e-desenvolvimento-dos-alunos-com-transtorno-do-espectro-autista
  • Código do Recurso: 22916
  • Descrição: Este artigo reflete sobre o papel das aulas de Educação Física na inclusão de alunos com transtorno do espectro autista (TEA) nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para atingir esse objetivo, realizou-se uma busca na base de dados do Google Acadêmico utilizando os termos: “inclusão escolar”, “alunos com TEA” e “Educação Física para alunos com TEA”, no período de 2016 a 2022. A análise sugere que as aulas de Educação Física podem ter impacto significativo no processo de inclusão e no desenvolvimento dos alunos com TEA. Além dos benefícios físicos da prática de atividades físicas, como o desenvolvimento motor, as aulas de Educação Física podem favorecer a socialização desses alunos.
© Canal CECIERJ 2025