As escrevivências de Conceição Evaristo no Ensino Médio: um olhar sobre as práticas de letramento literário em um contexto de escola pública

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22917

  • Título: As escrevivências de Conceição Evaristo no Ensino Médio: um olhar sobre as práticas de letramento literário em um contexto de escola pública
  • Autor(es): Maeli Fernandes Mota,Rosemar Eurico Coenga
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 08/10/2025
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/38/as-escrevivencias-de-conceicao-evaristo-no-ensino-medio-um-olhar-sobre-as-praticas-de-letramento-literario-em-um-contexto-de-escola-publica
  • Código do Recurso: 22917
  • Descrição: O artigo tem por objetivo compartilhar experiências de leitura literária a partir da noção de escrevivência, com contos de Conceição Evaristo, junto a alunos do 1º ano do Ensino Médio no itinerário formativo de Língua Portuguesa em uma escola pública estadual. Para tanto, propõe-se a discussão do protagonismo das mulheres negras, evidenciando questões de desigualdades e preconceitos raciais e de gênero. A proposta interventiva aconteceu por meio dos contos Di lixão, Maria, Ana Davenga e Beijo na face, selecionados na coletânea Olhos d’água, de 2020. Amparamo-nos nas contribuições teóricas de Rildo Cosson.
© Canal CECIERJ 2025