Evoluindo na aprendizagem: o bingo como ferramenta didática para explorar os conceitos de Biologia da Evolução

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22923

  • Título: Evoluindo na aprendizagem: o bingo como ferramenta didática para explorar os conceitos de Biologia da Evolução
  • Autor(es): Thaysa Pâmella Vieira de Sousa,Vitor Santos de Souza,Sandra Maria Mendes de Moura Dantas
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 15/10/2025
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/39/evoluindo-na-aprendizagem-o-bingo-como-ferramenta-didatica-para-explorar-os-conceitos-de-biologia-da-evolucao
  • Código do Recurso: 22923
  • Descrição: O estudo aborda a dificuldade de ensino da evolução na Educação Básica e propõe o uso de metodologias ativas para tornar o aprendizado mais significativo. O objetivo foi apresentar o Jogo do Saber – Evolução, adaptado de jogos preexistentes, incorporando conceitos evolutivos do 9º ano do Ensino Fundamental. O material didático inclui cartelas, fichas de conceitos e bolinhas de isopor, organizados em formato de bingo. Os resultados indicam que a abordagem lúdica aumentou o engajamento, facilitou a compreensão dos conteúdos e favoreceu habilidades cognitivas.
© Canal CECIERJ 2025