Pensamento Computacional por meio da Computação Desplugada: uma Revisão Sistemática da Literatura

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22928

dc.type Text
dc.title Pensamento Computacional por meio da Computação Desplugada: uma Revisão Sistemática da Literatura
dc.description O presente estudo tem como objetivo identificar na literatura a importância de utilizar a Computação Desplugada para promover o Pensamento Computacional de forma eficaz na educação. Para a metodologia, foi utilizado o método PRISMA 2020, dividindo a pesquisa em três fases: identificação, triagem e inclusão. As buscas foram realizadas em janeiro de 2024 nas fontes: Google Acadêmico, SciELO, Renote e SBC (Sociedade Brasileira de Computação), utilizando os descritores, "pensamento computacional" AND "computação desplugada" AND "ensino fundamental". Foi estabelecido um recorte temporal no período de 2019 a 2023, resultando em um total de 586 artigos identificados (Google Acadêmico - n= 580; SciELO ? n= 1; Renote ? n=3 e SBC - n=2). Destes, 30 artigos foram revisados, dos quais 20 foram selecionados para compor o corpus da pesquisa. Constatou-se que as atividades desplugadas têm um impacto positivo na promoção do Pensamento Computacional, evidenciando sua relevância mesmo em ambientes com recursos tecnológicos limitados. A integração curricular e o potencial interdisciplinar da Computação Desplugada são destacados como elementos fundamentais para uma educação mais abrangente e significativa. Conclui-se que é necessário desmistificar a ideia que o Pensamento Computacional está relacionado apenas à programação e ao uso de computadores, mas sim, envolve compreender aspectos presentes no cotidiano de qualquer pessoa e a forma como elas pensam diante da resolução de um problema.
dc.creator Simone Luzia Duma de Oliveira e Eloiza Aparecida Silva Ávila de Matos
dc.created 2024-09-24
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22928/metadados
dc.source http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2406
dc.subject ead
dc.subject eademfoco
dc.subject ead em foco
dc.subject Ensino de computação
© Canal CECIERJ 2025