Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22928
| dc.type | Text |
| dc.title | Pensamento Computacional por meio da Computação Desplugada: uma Revisão Sistemática da Literatura |
| dc.description | O presente estudo tem como objetivo identificar na literatura a importância de utilizar a Computação Desplugada para promover o Pensamento Computacional de forma eficaz na educação. Para a metodologia, foi utilizado o método PRISMA 2020, dividindo a pesquisa em três fases: identificação, triagem e inclusão. As buscas foram realizadas em janeiro de 2024 nas fontes: Google Acadêmico, SciELO, Renote e SBC (Sociedade Brasileira de Computação), utilizando os descritores, "pensamento computacional" AND "computação desplugada" AND "ensino fundamental". Foi estabelecido um recorte temporal no período de 2019 a 2023, resultando em um total de 586 artigos identificados (Google Acadêmico - n= 580; SciELO ? n= 1; Renote ? n=3 e SBC - n=2). Destes, 30 artigos foram revisados, dos quais 20 foram selecionados para compor o corpus da pesquisa. Constatou-se que as atividades desplugadas têm um impacto positivo na promoção do Pensamento Computacional, evidenciando sua relevância mesmo em ambientes com recursos tecnológicos limitados. A integração curricular e o potencial interdisciplinar da Computação Desplugada são destacados como elementos fundamentais para uma educação mais abrangente e significativa. Conclui-se que é necessário desmistificar a ideia que o Pensamento Computacional está relacionado apenas à programação e ao uso de computadores, mas sim, envolve compreender aspectos presentes no cotidiano de qualquer pessoa e a forma como elas pensam diante da resolução de um problema. |
| dc.creator | Simone Luzia Duma de Oliveira e Eloiza Aparecida Silva Ávila de Matos |
| dc.created | 2024-09-24 |
| dc.publisher | Fundação CECIERJ |
| dc.coverage | |
| dc.language | pt-BR |
| dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22928/metadados |
| dc.source | http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2406 |
| dc.subject | ead |
| dc.subject | eademfoco |
| dc.subject | ead em foco |
| dc.subject | Ensino de computação |