Gestão participativa e a violência simbólica na realidade escolar: desafios à formação de professores na contemporaneidade

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22932

  • Título: Gestão participativa e a violência simbólica na realidade escolar: desafios à formação de professores na contemporaneidade
  • Autor(es): Eliana Barbosa da Silva Carvalho,Adson Manoel Bulhões da Silva,Carlos César Macêdo Maciel
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 22/10/2025
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/40/gestao-participativa-e-a-violencia-simbolica-na-realidade-escolar-desafios-a-formacao-de-professores-na-contemporaneidade
  • Código do Recurso: 22932
  • Descrição: Este estudo objetivou analisar o impacto da gestão participativa na mitigação da violência simbólica na realidade escolar, com foco na formação de professores na contemporaneidade. Tratou-se de uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa. Os resultados evidenciaram a estreita relação entre a gestão participativa e a violência simbólica na realidade escolar, destacando a necessidade urgente de reformular as práticas de gestão e promover uma cultura de diálogo na escola. Ficou claro que a violência simbólica, manifestada por meio de estereótipos, preconceitos e hierarquias, exerce impacto no ambiente educacional, afetando não apenas a qualidade do ensino, mas também o bem-estar dos professores.
© Canal CECIERJ 2025