Estratégias lobatianas para a formação de leitores autônomos

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22939

  • Título: Estratégias lobatianas para a formação de leitores autônomos
  • Autor(es): Francisco Ari de Andrade,Erinelda da Costa Paixão,Karytia Nayara Gonçalves da Silveira Nobre
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 29/10/2025
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/41/estrategias-lobatianas-para-a-formacao-de-leitores-autonomos
  • Código do Recurso: 22939
  • Descrição: Este artigo é de natureza qualitativa, de cunho bibliográfico. O foco do trabalho é demonstrar as estratégias de leitura na obra Dom Quixote das Crianças, de Monteiro Lobato, na formação de leitores autônomos, visando à transformação das visões de mundo. Para tanto, tomamos como referência o estudo de Isabel Solé acerca das estratégias de leitura. A metodologia foi desenvolvida em duas etapas integradas entre si. Na primeira, realizou-se a seleção da referida obra literária para estudo. Na segunda etapa, por meio da orientação da leitura analítica da obra, foram identificadas passagens na narrativa que oportunizam o desenvolvimento da autonomia leitora.
© Canal CECIERJ 2025