- Título: As perspectivas e contribuições de Jerome Bruner para o ensino de Ciências na Educação Básica
- Autor(es): Dhulya Trindade de Oliveira,Mara Elisângela Jappe Goi
- Instituição: Fundação CECIERJ
- Tipo: Educação Pública
- Data: 29/10/2025
- URL:
https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/41/as-perspectivas-e-contribuicoes-de-jerome-bruner-para-o-ensino-de-ciencias-na-educacao-basica
- Código do Recurso: 22941
- Descrição: Este trabalho foi desenvolvido a partir de um estudo bibliográfico de leituras e análises de obras de Jerome Bruner e alguns pesquisadores da área. Nele fundamentam-se ideias defendidas pelo psicólogo em sua Teoria da Aprendizagem, com destaque para suas concepções sobre modelos de ensino, Aprendizagem por Descoberta, currículo em espiral, desenvolvimento intelectual da criança e resolução de problemas, pelas quais se objetiva relacionar as principais potencialidades que esse embasamento pode oferecer à aprendizagem dos conteúdos na área de Ciências da Natureza.
© Canal CECIERJ 2025