O ensino de Matemática por meio de histórias em quadrinhos

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22942

  • Título: O ensino de Matemática por meio de histórias em quadrinhos
  • Autor(es): Eudes Antonio Costa,Vinicius Caitano de Sousa
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 29/10/2025
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/41/o-ensino-de-matematica-por-meio-de-historias-em-quadrinhos
  • Código do Recurso: 22942
  • Descrição: Este artigo discute o emprego das histórias em quadrinhos (HQ) como recurso didático no ensino de Matemática, especialmente na abordagem de números primos e números ondulantes. Considerando os desafios no ensino da disciplina, propõe-se a utilização do aplicativo Pixton para criação de tirinhas que estimulem o raciocínio, a criatividade e a interpretação pelos estudantes. Afinal, o professor deve estimular o desenvolvimento intelectual do discente, possibilitando sua aprendizagem. A proposta tem a finalidade de tornar o estudo mais atrativo e contextualizado, contribuindo assim para uma experiência pedagógica significativa e alinhada às diretrizes da BNCC.
© Canal CECIERJ 2025