- Título: O ensino de Matemática por meio de histórias em quadrinhos
- Autor(es): Eudes Antonio Costa,Vinicius Caitano de Sousa
- Instituição: Fundação CECIERJ
- Tipo: Educação Pública
- Data: 29/10/2025
- URL:
https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/41/o-ensino-de-matematica-por-meio-de-historias-em-quadrinhos
- Código do Recurso: 22942
- Descrição: Este artigo discute o emprego das histórias em quadrinhos (HQ) como recurso didático no ensino de Matemática, especialmente na abordagem de números primos e números ondulantes. Considerando os desafios no ensino da disciplina, propõe-se a utilização do aplicativo Pixton para criação de tirinhas que estimulem o raciocínio, a criatividade e a interpretação pelos estudantes. Afinal, o professor deve estimular o desenvolvimento intelectual do discente, possibilitando sua aprendizagem. A proposta tem a finalidade de tornar o estudo mais atrativo e contextualizado, contribuindo assim para uma experiência pedagógica significativa e alinhada às diretrizes da BNCC.
© Canal CECIERJ 2025