- Título: Modelagem Matemática e o uso de tecnologias digitais: concepções de professores de Matemática do Ensino Médio
- Autor(es): Greice Keli Silva Lacerda,Stella Maria Peixoto de Azevedo Pedrosa
- Instituição: Fundação CECIERJ
- Tipo: Educação Pública
- Data: 29/10/2025
- URL:
https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/41/modelagem-matematica-e-o-uso-de-tecnologias-digitais-concepcoes-de-professores-de-matematica-do-ensino-medio
- Código do Recurso: 22943
- Descrição: Este artigo investiga as percepções de professores do Ensino Médio sobre a Modelagem Matemática e tecnologias digitais no ensino da Matemática, focando no 3º ano. A pesquisa incluiu questionário on-line. A Modelagem Matemática é destacada como uma metodologia que conecta a Matemática ao cotidiano dos alunos, incentivando uma abordagem investigativa. Os docentes valorizam essa metodologia por desenvolver pensamento crítico e habilidades sociais, mas há desafios como falta de tempo para planejamento e a necessidade de cumprir o currículo tradicional.
© Canal CECIERJ 2025