Modelagem Matemática e o uso de tecnologias digitais: concepções de professores de Matemática do Ensino Médio

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22943

  • Título: Modelagem Matemática e o uso de tecnologias digitais: concepções de professores de Matemática do Ensino Médio
  • Autor(es): Greice Keli Silva Lacerda,Stella Maria Peixoto de Azevedo Pedrosa
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 29/10/2025
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/41/modelagem-matematica-e-o-uso-de-tecnologias-digitais-concepcoes-de-professores-de-matematica-do-ensino-medio
  • Código do Recurso: 22943
  • Descrição: Este artigo investiga as percepções de professores do Ensino Médio sobre a Modelagem Matemática e tecnologias digitais no ensino da Matemática, focando no 3º ano. A pesquisa incluiu questionário on-line. A Modelagem Matemática é destacada como uma metodologia que conecta a Matemática ao cotidiano dos alunos, incentivando uma abordagem investigativa. Os docentes valorizam essa metodologia por desenvolver pensamento crítico e habilidades sociais, mas há desafios como falta de tempo para planejamento e a necessidade de cumprir o currículo tradicional.
© Canal CECIERJ 2025