Engajamento Estudantil na Educação Profissional e Tecnológica Ofertado na EaD

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22946

  • Título: Engajamento Estudantil na Educação Profissional e Tecnológica Ofertado na EaD
  • Autor(es): Rute Nogueira de Morais Bicalho, Conceicao de Maria Cardoso Costa, Flávia Furtado Rainha Silveira, Francilene Barbosa dos Santos Silva e Sharon Landgraf Schlup
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 30/10/2025
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2571
  • Código do Recurso: 22946
  • Descrição: O engajamento estudantil tem sido amplamente estudado devido à sua relevância no combate à evasão escolar e no fortalecimento da qualidade do processo de ensino e aprendizagem. Embora os estudos sobre esse tema sejam frequentes no ensino superior, tanto na modalidade presencial quanto a distância, há uma lacuna específica quando se trata da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) ofertada na EaD. Este artigo tem como objetivo compreender o engajamento estudantil nesse contexto, identificando seus principais elementos, práticas, metodologias e tecnologias que contribuem para a construção de experiências de aprendizagem significativas. Para isso, realizamos uma revisão integrativa da literatura no repositório Google Scholar, utilizando os descritores Educação Profissional e Tecnológica (EPT), Educação a Distância (EaD) e engajamento. Os resultados evidenciam que os estudos voltados ao engajamento na EPT EaD ainda são escassos. As publicações analisadas compreendem o engajamento estudantil como um processo multidimensional e destacam a importância de metodologias ativas, suporte pedagógico e ambientes virtuais interativos como fatores determinantes. Além disso, as experiências descritas indicam que o engajamento está diretamente relacionado ao desenvolvimento de profissionais mais preparados para os desafios do mundo do trabalho, enfatizando o protagonismo discente e a construção de uma visão crítica e reflexiva sobre a realidade.  
© Canal CECIERJ 2025