- Título: Conhecimento, Atitudes e Práticas em Saúde de Universitários Brasileiros da Educação a Distância
- Autor(es): Jane Biscaia Hartmann, Marcelo Picinin Bernuci, Joed Jacinto Ryal e Mirian Ueda Yamaguchi
- Instituição: Fundação CECIERJ
- Tipo: EaD em Foco
- Data: 04/11/2025
- URL:
http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2442
- Código do Recurso: 22947
- Descrição: São escassos os estudos sobre a saúde de universitários da Educação a Distância (EaD), apesar do crescimento dessa modalidade no Brasil. Desta maneira, este estudo teve como objetivo identificar o nível de Conhecimento, Atitudes e Práticas (CAP) em saúde entre estudantes de EaD. Trata-se de uma pesquisa transversal, quantitativa e exploratória, realizada com 8.531 acadêmicos de 78 cursos de graduação a distância de uma universidade privada presente em todos os estados brasileiros. Os dados foram coletados por meio do questionário CAP-SAÚDE, aplicado online, composto por 32 questões e validado por especialistas. A análise foi realizada com o coeficiente de correlação de Spearman. A maioria dos participantes era mulher, com mais de 30 anos, com núcleo familiar constituído, renda inferior a três salários mínimos, conciliando trabalho e estudos. As pontuações foram mais altas nos domínios Atitudes e Práticas e mais baixas em Conhecimento, revelando lacunas conceituais sobre saúde, mas também abertura ao cuidado, como o interesse em apoio psicológico institucional. Conclui-se que, além do conhecimento do perfil discente, é essencial considerar as especificidades culturais, sociais e geográficas da EaD. Estratégias digitais e ações educativas alinhadas aos princípios das Universidades Promotoras da Saúde são recomendadas.
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