Investigador de si próprio: o diário como ferramenta relevante na formação de professores

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22957

  • Título: Investigador de si próprio: o diário como ferramenta relevante na formação de professores
  • Autor(es): Daniela de Araújo Ando,Laura Perazza Mendes Nascimento
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 12/11/2025
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/43/investigador-de-si-proprio-o-diario-como-ferramenta-relevante-na-formacao-de-professores
  • Código do Recurso: 22957
  • Descrição: O diário tem sido descrito na literatura científica como uma ferramenta eficiente para a coleta de dados em diversas pesquisas, além de representar uma possibilidade para que o professor avalie e compreenda os problemas que enfrenta em seu cotidiano escolar. A partir dessas premissas, o estudo tem como objetivo apresentar o diário como valiosa ferramenta que contribui para a formação de professores. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, tendo como fontes de dados trabalhos científicos publicados no Portal de Periódicos da Capes e livros voltados a essa temática.
© Canal CECIERJ 2025