- Título: Investigador de si próprio: o diário como ferramenta relevante na formação de professores
- Autor(es): Daniela de Araújo Ando,Laura Perazza Mendes Nascimento
- Instituição: Fundação CECIERJ
- Tipo: Educação Pública
- Data: 12/11/2025
- URL:
https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/43/investigador-de-si-proprio-o-diario-como-ferramenta-relevante-na-formacao-de-professores
- Código do Recurso: 22957
- Descrição: O diário tem sido descrito na literatura científica como uma ferramenta eficiente para a coleta de dados em diversas pesquisas, além de representar uma possibilidade para que o professor avalie e compreenda os problemas que enfrenta em seu cotidiano escolar. A partir dessas premissas, o estudo tem como objetivo apresentar o diário como valiosa ferramenta que contribui para a formação de professores. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, tendo como fontes de dados trabalhos científicos publicados no Portal de Periódicos da Capes e livros voltados a essa temática.
© Canal CECIERJ 2025