Tecnologia assistiva e cultura maker: abordagens inovadoras para a inclusão escolar no Ensino Fundamental I

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22958

  • Título: Tecnologia assistiva e cultura maker: abordagens inovadoras para a inclusão escolar no Ensino Fundamental I
  • Autor(es): Adriana de Menezes,Regina Celia Pereira de Moraes,Victor Gonçalves Glória Freitas
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 12/11/2025
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/43/tecnologia-assistiva-e-cultura-maker-abordagens-inovadoras-para-a-inclusao-escolar-no-ensino-fundamental-i
  • Código do Recurso: 22958
  • Descrição: A inclusão escolar no Ensino Fundamental I é um foco das políticas educacionais contemporâneas, apoiada por legislações como a Lei Brasileira de Inclusão. Duas abordagens promissoras para a promoção de ambientes inclusivos são a tecnologia assistiva e a cultura maker. A primeira oferece recursos que ampliam a autonomia de estudantes com deficiência. A segunda favorece o aprendizado prático e colaborativo, adaptando-se às necessidades individuais dos estudantes. Vale ressaltar que o sucesso dessas práticas depende da capacitação docente e da infraestrutura escolar.
© Canal CECIERJ 2025