Rotação por Estações: contextualizando o doping no esporte em aulas interdisciplinares de Química e Biologia

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22960

  • Título: Rotação por Estações: contextualizando o doping no esporte em aulas interdisciplinares de Química e Biologia
  • Autor(es): Maryana da Paixão Santana,Natasha Santos de Almeida,Larissa Codeço Crespo
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 12/11/2025
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/43/rotacao-por-estacoes-contextualizando-o-doping-no-esporte-em-aulas-interdisciplinares-de-quimica-e-biologia
  • Código do Recurso: 22960
  • Descrição: Este trabalho explora a relevância do esporte no ensino de Biologia e Química, com foco na metodologia Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). O objetivo foi aplicar a metodologia híbrida de Rotação por Estações junto a alunos da 3ª série do Ensino Médio, contextualizando o tema do doping a partir dos conhecimentos de Biologia e Química. A pesquisa foi desenvolvida na cidade de Campos dos Goytacazes/RJ. Com base nos pressupostos do ensino híbrido, os alunos participaram de atividades como leitura de reportagens, quiz online e manipulação de um boneco interativo. Após as estações, responderam a um estudo de caso.
© Canal CECIERJ 2025