A desvalorização simbólica da profissão docente no Ensino Básico brasileiro

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22962

  • Título: A desvalorização simbólica da profissão docente no Ensino Básico brasileiro
  • Autor(es): Isabel Cristina Weisz
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 12/11/2025
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/43/a-desvalorizacao-simbolica-da-profissao-docente-no-ensino-basico-brasileiro
  • Código do Recurso: 22962
  • Descrição: Este artigo integra uma pesquisa de doutorado em andamento, que investiga os sintomas da síndrome de Burnout em professores da Educação Básica brasileira. Seu objetivo é possibilitar a detecção precoce e a prevenção desse desequilíbrio psíquico decorrente do trabalho. Foram encontradas evidências de que a desvalorização simbólica da função docente constitui um dos principais fatores que contribuem para o Burnout. O artigo busca conscientizar sobre uma forma de desvalorização que ultrapassa as questões salariais, afetando a autoidentidade dos docentes e a percepção de seu papel social.
© Canal CECIERJ 2025