“Eu quero entrar na rede para contactar”: o uso (co)formacional do podcast em atos de currículo no componente Literatura, Sociedade e Culturas

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22963

  • Título: “Eu quero entrar na rede para contactar”: o uso (co)formacional do podcast em atos de currículo no componente Literatura, Sociedade e Culturas
  • Autor(es): Osvaldo Alves de Jesus Júnior
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 12/11/2025
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/43/eu-quero-entrar-na-rede-para-contactar-o-uso-coformacional-do-podcast-em-atos-de-curriculo-no-componente-literatura-sociedade-e-culturas
  • Código do Recurso: 22963
  • Descrição: Este é um relato de experiência (co)construída com estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental em uma unidade escolar no interior da Bahia. Na metodologia, optou-se pelos pressupostos da pesquisa-ação, a partir do desenvolvimento mediado do tecnogênero podcast, contendo entrevistas com escritores(as) locais. Os fundamentos teóricos e a análise dos dados se assentam nos contributos de Bontempo, Lévy, Macedo, Paveau e Zanini, dentre outros relevantes para este estudo. Foi possível promover o contato com o letramento ético-crítico-digital, fomentando a construção de competências previstas na BNCC.
© Canal CECIERJ 2025