Incorporando a Teoria da Mudança no Desenvolvimento de uma Política Pública para o Ensino Superior à Distância no Brasil

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  • Título: Incorporando a Teoria da Mudança no Desenvolvimento de uma Política Pública para o Ensino Superior à Distância no Brasil
  • Autor(es): Fábio Henrique dos Anjos, Suely de Fátima Ramos Silveira e Luana Ferreira dos Santos
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 18/11/2025
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2540
  • Código do Recurso: 22966
  • Descrição: Este estudo mapeou a estrutura lógica de uma política pública para expandir o ensino superior à distância no Brasil, com base na Teoria da Mudança. A pesquisa analisa as três principais abordagens da teoria - narrativa, visão geral e causal - e desenvolve um modelo de Teoria da Mudança para a avaliação futura dessa política pública. O uso de evidências empíricas do Programa Reuni Digital serve como um estudo de caso aprofundado que demonstra a aplicação da Teoria da Mudança no mundo real e reforça a eficácia dessa abordagem para encontrar problemas públicos durante a fase de concepção; coordenar efetivamente as atividades de intervenção durante a implementação; e avaliar os resultados e os impactos do programa por meio de indicadores durante a fase de avaliação. Dessa forma, este estudo confirma o potencial de aprendizado nos processos de planejamento de programas públicos, em que as abordagens narrativa, geral e causal se destacam por seus elementos distintos, mas complementares.
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