Jogos e brincadeiras na Educação Infantil: reflexões sobre a prática docente

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22968

  • Título: Jogos e brincadeiras na Educação Infantil: reflexões sobre a prática docente
  • Autor(es): Caio Cesar Silva Nascimento,Jéssica da Silva Freire
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 19/11/2025
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/44/jogos-e-brincadeiras-na-educacao-infantil-reflexoes-sobre-a-pratica-docente
  • Código do Recurso: 22968
  • Descrição: O presente estudo tem por objetivo investigar a contribuição dos jogos e brincadeiras para o processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil em escolas de Crateús/CE. Tomando por base pesquisa bibliográfica e de campo, analisa-se como essas práticas são utilizadas e de que forma favorecem o desenvolvimento integral das crianças. Fundamentada em autores como Rodrigues, Caroline e Lima, a pesquisa evidencia que o jogo e a brincadeira, além de promover aprendizagens significativas, fortalecem a mediação docente e a socialização infantil.
© Canal CECIERJ 2025