Aprendendo com os povos originários: ciências e taxonomia sob uma perspectiva cultural

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22972

  • Título: Aprendendo com os povos originários: ciências e taxonomia sob uma perspectiva cultural
  • Autor(es): Emili Amaral Nunes Botelho,Maria Beatriz Dias da Silva Maia Porto
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 19/11/2025
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/44/aprendendo-com-os-povos-originarios-ciencias-e-taxonomia-sob-uma-perspectiva-cultural
  • Código do Recurso: 22972
  • Descrição: Neste trabalho, apresenta-se o relato de uma atividade educacional que integra a cultura dos povos originários e sua relação com a natureza nas aulas de Ciências, direcionada aos estudantes do 8º ano, no contexto do ensino de taxonomia. Na atividade, os estudantes são incentivados a desenvolver uma visão crítica por meio da dialogicidade e da leitura de textos de autores indígenas, abordando temas como a chegada dos colonizadores, os hábitos e a relação desses povos com a natureza. Essa proposta é fundamentada na Lei nº 11.645/08 e na Base Nacional Comum Curricular quanto à cultura indígena e à diversidade nas escolas.
© Canal CECIERJ 2025