- Título: Do pomar às funções: uma abordagem matemática aberta e colaborativa no Ensino Médio
- Autor(es): Maristela Santos Aguiar de Souza,Kátia Celina da Silva Richetto,Willian José Ferreira
- Instituição: Fundação CECIERJ
- Tipo: Educação Pública
- Data: 19/11/2025
- URL:
https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/44/do-pomar-as-funcoes-uma-abordagem-matematica-aberta-e-colaborativa-no-ensino-medio
- Código do Recurso: 22973
- Descrição: Este relato apresenta uma experiência pedagógica desenvolvida em uma turma da 2ª série do Ensino Médio, com base na metodologia do Programa de Especialização Docente (PED Brasil). A atividade colaborativa utilizou uma situação-problema envolvendo sequências de crescimento de macieiras (quadrática) e pinheiros (linear), explorando conceitos de funções, proporcionalidade e interdependência. Os estudantes, organizados em grupos, produziram cartazes e discutiram diferentes estratégias de resolução, favorecendo criatividade, raciocínio lógico e comunicação.
© Canal CECIERJ 2025