Do pomar às funções: uma abordagem matemática aberta e colaborativa no Ensino Médio

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22973

  • Título: Do pomar às funções: uma abordagem matemática aberta e colaborativa no Ensino Médio
  • Autor(es): Maristela Santos Aguiar de Souza,Kátia Celina da Silva Richetto,Willian José Ferreira
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 19/11/2025
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/44/do-pomar-as-funcoes-uma-abordagem-matematica-aberta-e-colaborativa-no-ensino-medio
  • Código do Recurso: 22973
  • Descrição: Este relato apresenta uma experiência pedagógica desenvolvida em uma turma da 2ª série do Ensino Médio, com base na metodologia do Programa de Especialização Docente (PED Brasil). A atividade colaborativa utilizou uma situação-problema envolvendo sequências de crescimento de macieiras (quadrática) e pinheiros (linear), explorando conceitos de funções, proporcionalidade e interdependência. Os estudantes, organizados em grupos, produziram cartazes e discutiram diferentes estratégias de resolução, favorecendo criatividade, raciocínio lógico e comunicação.
© Canal CECIERJ 2025