- Título: Ensino a Distância e a Inclusão Feminina no Ensino Superior: Perspectivas e Desafios da Educação Digital através de uma Revisão de Escopo
- Autor(es): Suélen Santos Alves, Leonardo Rakauskas Zacharias, Maura de Almeida Bueno, Rafael D'Agosta e Karina Valdivia Delgado
- Instituição: Fundação CECIERJ
- Tipo: EaD em Foco
- Data: 18/11/2025
- URL:
http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2541
- Código do Recurso: 22974
- Descrição: O ensino a distância (EaD) tem se consolidado como uma ferramenta essencial para ampliar o acesso ao Ensino Superior, especialmente para mulheres que enfrentam barreiras socioeconômicas, geográficas e culturais. Este estudo realizou uma revisão de escopo da literatura com o objetivo de mapear as evidências disponíveis sobre como o EaD tem contribuído para a inclusão feminina no Ensino Superior brasileiro, identificando os principais desafios e estratégias relacionados à permanência e à equidade de gênero discutidos na literatura. Foram selecionados 12 artigos das bases SciELO e Portal de Periódicos CAPES, seguindo os critérios do método PRISMA-ScR. Os resultados indicam que a presença feminina no EaD é significativa, especialmente em cursos de Licenciatura e áreas das Ciências Humanas. No entanto, desafios persistem, como a sobrecarga de responsabilidades domésticas, dificuldades no acesso a tecnologias e desigualdades no mercado de trabalho pós-formação. Além disso, políticas públicas, como a Universidade Aberta do Brasil (UAB), têm desempenhado um papel fundamental na democratização do ensino, mas ainda enfrentam limitações estruturais. As análises realizadas neste estudo destacam a quantidade limitada de artigos que abordam de forma crítica a presença de mulheres no EaD, além da ênfase na descrição dos desafios enfrentados pelas mulheres tanto no acesso como permanência, e uma menor abordagem propositiva sobre estratégias para redução da desigualdade de gênero no âmbito do EaD.
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