Práticas Colaborativas com SWOT e 5W2H para a Promoção da Equidade na Educação a Distância

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22975

  • Título: Práticas Colaborativas com SWOT e 5W2H para a Promoção da Equidade na Educação a Distância
  • Autor(es): Susana da Veiga, Caroline Alves dos Santos, Júlia Rodrigues Estéfano, Kátia Celina da Silva Richetto e Willian José Ferreira
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 29/07/2025
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v15i2.2581
  • Código do Recurso: 22975
  • Descrição: Este artigo investiga como o planejamento colaborativo, realizado em grupos intencionalmente heterogêneos, pode qualificar os processos pedagógicos na Educação a Distância (EaD). A pesquisa, de natureza qualitativa, envolveu 12 profissionais em uma universidade pública paulista durante uma semana de formação docente, mobilizando as metodologias SWOT e 5W2H sob a perspectiva da equidade. Os resultados, analisados à luz de abordagem descritivo-interpretativa, mostram que o planejamento coletivo fortalece vínculos profissionais e propicia práticas pedagógicas integradas e sensíveis à diversidade institucional. Observa-se que a heterogeneidade do grupo estimula a produção de soluções contextualizadas, baseadas na pluralidade de experiências. O estudo conclui que o planejamento partilhado contribui para a construção de ambientes educacionais mais democráticos, acolhedores e comprometidos com as singularidades presentes na EaD. 
© Canal CECIERJ 2025