A pedagogia do aprender a aprender e a sua relação com as plataformas digitais na educação

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22977

  • Título: A pedagogia do aprender a aprender e a sua relação com as plataformas digitais na educação
  • Autor(es): Vanessa Domingos Toledo,Ligiane Regina Poruczenyski,Angela Terezinha Oliveira Brancher,Saulo Rodrigues de Carvalho
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 26/11/2025
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/45/a-pedagogia-do-aprender-a-aprender-e-a-sua-relacao-com-as-plataformas-digitais-na-educacao
  • Código do Recurso: 22977
  • Descrição: Este ensaio discute a relação entre a pedagogia do aprender a aprender e a plataformização do ensino nas redes de Educação Básica. Por meio de uma análise bibliográfica, argumenta-se que essa pedagogia, embora apresente um discurso de autonomia e desenvolvimento de competências, tem contribuído para a inserção de interesses privados na educação pública. Conclui-se que, ao priorizar competências individuais e práticas descontextualizadas, a pedagogia do aprender a aprender fragiliza a formação crítica dos estudantes e favorece a lógica capitalista na educação.
© Canal CECIERJ 2025