Da teoria ao jogo: estratégias de gamificação para o ensino de Inglês

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22979

  • Título: Da teoria ao jogo: estratégias de gamificação para o ensino de Inglês
  • Autor(es): Lucas Spinelli Ferreira Silva
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 26/11/2025
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/45/da-teoria-ao-jogo-estrategias-de-gamificacao-para-o-ensino-de-ingles
  • Código do Recurso: 22979
  • Descrição: Este artigo explora a gamificação como estratégia pedagógica para o ensino de Língua Inglesa, com foco em sua aplicação prática em uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental. Utilizando plataformas como Kahoot e Quizizz, a intervenção gamificada contemplou o ensino do verbo to be e do present continuous, promovendo engajamento e melhores resultados de aprendizagem. Fundamentado em teorias de Vygotsky, Csikszentmihalyi e Kapp, o trabalho evidencia os benefícios da gamificação na motivação e na aprendizagem significativa.
© Canal CECIERJ 2025