- Título: Da teoria ao jogo: estratégias de gamificação para o ensino de Inglês
- Autor(es): Lucas Spinelli Ferreira Silva
- Instituição: Fundação CECIERJ
- Tipo: Educação Pública
- Data: 26/11/2025
- URL:
https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/45/da-teoria-ao-jogo-estrategias-de-gamificacao-para-o-ensino-de-ingles
- Código do Recurso: 22979
- Descrição: Este artigo explora a gamificação como estratégia pedagógica para o ensino de Língua Inglesa, com foco em sua aplicação prática em uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental. Utilizando plataformas como Kahoot e Quizizz, a intervenção gamificada contemplou o ensino do verbo to be e do present continuous, promovendo engajamento e melhores resultados de aprendizagem. Fundamentado em teorias de Vygotsky, Csikszentmihalyi e Kapp, o trabalho evidencia os benefícios da gamificação na motivação e na aprendizagem significativa.
© Canal CECIERJ 2025