- Título: Saúde Mental de Adolescentes e Jovens: Avaliação de um Curso de Educação a Distância
- Autor(es): Inara Pereira da Cunha, Sílvia Helena Mendonça de Moraes e Débora Dupas Gonçalves do Nascimento
- Instituição: Fundação CECIERJ
- Tipo: EaD em Foco
- Data: 27/11/2025
- URL:
http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2548
- Código do Recurso: 22984
- Descrição: Este estudo avaliou o perfil, a motivação, as expectativas, o comprometimento, a dedicação, o impacto e a aplicabilidade de um curso autoinstrucional de aperfeiçoamento em saúde mental de adolescentes e jovens, ofertado na modalidade de educação a distância na plataforma Moodle. Foram utilizados dados do processo de matrícula e dois questionários online, aplicados antes e após o curso, com escalas Likert, analisados nos softwares JASP e Microsoft Power BI. Registraram-se 99.422 ingressantes, majoritariamente mulheres (82,5%), profissionais ou trabalhadores (63,6%), sobretudo da saúde (54,8%). Na avaliação pré-curso, observou-se elevada motivação: 88,0% indicaram que as informações iniciais foram decisivas para a matrícula, 74,9% destacaram a credibilidade das instituições promotoras e 94,2% acreditavam que o curso estaria adequado às suas expectativas de aprendizagem. Além disso, 81,1% buscavam melhorar o desempenho profissional e 91,1% projetavam impacto positivo em sua prática. O comprometimento também se mostrou elevado, com 95,2% manifestaram intenção de acessar todos os recursos educacionais e 90,8% declararam-se confiantes no apoio do ambiente virtual até o final do curso. Na avaliação pós-curso (n=12.223), os resultados confirmaram e ampliaram estes indicadores: 94,7% relataram maior motivação, 96,0% perceberam aquisição de novos conhecimentos e 93,8% declararam intenção de aplicar os conteúdos na prática profissional. Ademais, 93,0% manifestaram interesse em buscar novas formações sobre a temática. Entretanto, 46,7% relataram dificuldades no uso do ambiente virtual de aprendizagem, apontando a necessidade de aprimoramentos tecnológicos e de suporte. Os achados sugerem que o curso atendeu às expectativas iniciais, promoveu ganhos de conhecimento e aplicabilidade prática, fortalecendo a formação continuada em saúde mental, mas evidenciou desafios relacionados à usabilidade das plataformas educacionais.
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