Persistência na Educação a Distância de Cursos de Graduação: uma Revisão de Escopo

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  • Título: Persistência na Educação a Distância de Cursos de Graduação: uma Revisão de Escopo
  • Autor(es): Mára Lúcia Fernandes Carneiro, Diogo Pilger e Mariana Balhego Rocha
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 28/11/2025
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2221
  • Código do Recurso: 22985
  • Descrição: Esta revisão de escopo busca identificar os fatores que influenciam a persistência de estudantes em cursos de graduação a distância fora do Brasil, a partir do Modelo Composto de Persistência de Rovai. Persistência é entendida como as ações realizadas pelos alunos para superar dificuldades e concluir o curso. A revisão de literatura inicial ocorreu no Portal de Periódicos CAPES e em revistas de educação a distância, de 1975 a 2018. A revisão de escopo seguiu a declaração PRISMA entre 2010 e 2021, incluindo registros da SCOPUS, resultando na seleção de 32 artigos. As variáveis foram organizadas em quatro dimensões: perfil sociodemográfico; atributos individuais e do ambiente ao longo do curso; interação e participação no ambiente virtual de aprendizagem; e fatores institucionais. A partir dessas dimensões, elaborou-se um modelo analítico para compreender a persistência em cursos de graduação a distância mediados pela internet.
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