- Título: Arquitetura Pedagógica Inclusiva em Ação: Ensinando Sistemas Complexos a Pessoas com Deficiência Visual
- Autor(es): Ricardo Daniell Prestes Jacauna, Doralice Prestes Jacaúna Coelho e Crediné Silva de Menezes
- Instituição: Fundação CECIERJ
- Tipo: EaD em Foco
- Data: 02/12/2025
- URL:
http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2513
- Código do Recurso: 22986
- Descrição: Este artigo apresenta uma arquitetura pedagógica inclusiva voltada para a aprendizagem de sistemas complexos por estudantes com deficiência visual (DV). A propostautiliza o laboratório virtual acessível Netvoice, uma extensão do NetLogo, com recursos desonificação e inteligência artificial (IA). A arquitetura foi organizada em cinco etapas e testadacom cinco estudantes, incluindo dois com DV. Com base na metodologia Design Science Research (DSR), a análise qualitativa dos dados demonstrou que a arquitetura contribuiusignificativamente para a compreensão dos conceitos de sistemas complexos e para odesenvolvimento da autonomia dos alunos, possibilitando a exploração independente dosmodelos computacionais.
© Canal CECIERJ 2025