Arquitetura Pedagógica Inclusiva em Ação: Ensinando Sistemas Complexos a Pessoas com Deficiência Visual

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22986

  • Título: Arquitetura Pedagógica Inclusiva em Ação: Ensinando Sistemas Complexos a Pessoas com Deficiência Visual
  • Autor(es): Ricardo Daniell Prestes Jacauna, Doralice Prestes Jacaúna Coelho e Crediné Silva de Menezes
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 02/12/2025
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2513
  • Código do Recurso: 22986
  • Descrição: Este artigo apresenta uma arquitetura pedagógica inclusiva voltada para a aprendizagem de sistemas complexos por estudantes com deficiência visual (DV). A propostautiliza o laboratório virtual acessível Netvoice, uma extensão do NetLogo, com recursos desonificação e inteligência artificial (IA). A arquitetura foi organizada em cinco etapas e testadacom cinco estudantes, incluindo dois com DV. Com base na metodologia Design Science Research (DSR), a análise qualitativa dos dados demonstrou que a arquitetura contribuiusignificativamente para a compreensão dos conceitos de sistemas complexos e para odesenvolvimento da autonomia dos alunos, possibilitando a exploração independente dosmodelos computacionais.
© Canal CECIERJ 2025