A música “Do Brasil”, de Vander Lee, como estratégia pedagógica para práticas educativas na Educação Básica

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22988

  • Título: A música “Do Brasil”, de Vander Lee, como estratégia pedagógica para práticas educativas na Educação Básica
  • Autor(es): Marcelo Diniz Monteiro de Barros,Priscilla Guimarães Zanella Diniz,Aline Choucair Vaz,Amanda Tolomelli Brescia
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 03/12/2025
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/46/a-musica-do-brasil-de-vander-lee-como-estrategia-pedagogica-para-praticas-educativas-na-educacao-basica
  • Código do Recurso: 22988
  • Descrição: O presente trabalho tem a finalidade de analisar a música Do Brasil, de Vander Lee, e apresentar uma estratégia pedagógica para a implementação de práticas educativas na Educação Básica. A partir dessa análise, serão também abordados diversos documentos atuais que embasam legalmente a utilização da música no ensino, como a Base Nacional Comum Curricular e os Parâmetros Curriculares Nacionais, por exemplo. A sequência didática utiliza a música, uma linguagem acessível e poderosa, como fio condutor para uma reflexão profunda e crítica sobre a identidade nacional.
© Canal CECIERJ 2025