- Título: Quadriláteros em ação: uma aventura colaborativa nos anos finais do Ensino Fundamental
- Autor(es): Samyra Faria Fontes Aljbaae,Kátia Celina da Silva Richetto,Willian José Ferreira
- Instituição: Fundação CECIERJ
- Tipo: Educação Pública
- Data: 03/12/2025
- URL:
https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/46/quadrilateros-em-acao-uma-aventura-colaborativa-nos-anos-finais-do-ensino-fundamental
- Código do Recurso: 22990
- Descrição: Este relato apresenta uma experiência com estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental na qual foram desenvolvidas atividades colaborativas em grupo, trabalhando a Geometria de forma que vai além da identificação de figuras, envolvendo uma análise mais detalhada dos atributos dos quadriláteros. Afinal, quadrados, retângulos e trapézios estão presentes desde a construção civil até o design de objetos. É fundamental que o ensino de quadriláteros inclua metodologias ativas, como a resolução de problemas e o trabalho em grupo colaborativo, para engajar os estudantes e incentivar a aplicação prática do conteúdo.
© Canal CECIERJ 2025