Elaboração de um equipamento de identificação de condutividade: uma experiência pedagógica com abordagem Steam e cultura maker

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22992

  • Título: Elaboração de um equipamento de identificação de condutividade: uma experiência pedagógica com abordagem Steam e cultura maker
  • Autor(es): Everardo Paulo de Oliveira Junior
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: Educação Pública
  • Data: 03/12/2025
  • URL: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/46/elaboracao-de-um-equipamento-de-identificacao-de-condutividade-uma-experiencia-pedagogica-com-abordagem-steam-e-cultura-maker
  • Código do Recurso: 22992
  • Descrição: Este artigo apresenta uma experiência prática realizada em sala de aula com estudantes do Ensino Fundamental cujo objetivo foi elaborar um equipamento capaz de identificar a condutividade elétrica de diferentes materiais. A atividade insere-se no contexto da cultura maker e utiliza a abordagem Steam (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) para promover a construção do conhecimento de forma ativa e interdisciplinar. Os resultados indicam que a proposta contribuiu para o desenvolvimento do pensamento crítico, de habilidades manuais e da compreensão de conceitos de eletricidade.
© Canal CECIERJ 2025