TUTORIA A DISTÂNCIA: CONSTRUINDO O CONHECIMENTO EM CURSOS ON-LINE

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/16265

  • Título: TUTORIA A DISTÂNCIA: CONSTRUINDO O CONHECIMENTO EM CURSOS ON-LINE
  • Autor(es): Cristina Pfeiffer;Andreza Regina Lopes da Silva;Sandra Menezes de Vasconcellos;Fernando José Spanhol
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 23/10/2012
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v2i1.104
  • Código do Recurso: 16265
  • Descrição: Esse estudo tem por objetivo apresentar as contribuições dos tutores a distância no processo de construção do conhecimento dos estudantes de cursos on-line, tendo por base a Espiral do Conhecimento proposta por Nonaka e Takeuchi (1997). Usando procedimentos metodológicos de uma pesquisa descritiva/bibliográfica, constatou-se que o processo de construção do conhecimento ocorre em espiral, iniciando num nível mais individual e se ampliando para o nível coletivo, a partir das interações entre os tutores a distância e os estudantes. Os resultados obtidos também evidenciam a importância destes profissionais para o aumento da participação dos estudantes nas atividades assíncronas propostas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), bem como na melhoria de seus índices de desempenho e aproveitamento. Os cursos analisados são oferecidos pela área Formação Via Web da Diretoria dos Cursos de Extensão da Fundação Centro de Ciências de Ensino Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ).
© Canal CECIERJ 2024