TUTORIA A DISTÂNCIA: CONSTRUINDO O CONHECIMENTO EM CURSOS ON-LINE

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/16265

dc.type Text
dc.title TUTORIA A DISTÂNCIA: CONSTRUINDO O CONHECIMENTO EM CURSOS ON-LINE
dc.description Esse estudo tem por objetivo apresentar as contribuições dos tutores a distância no processo de construção do conhecimento dos estudantes de cursos on-line, tendo por base a Espiral do Conhecimento proposta por Nonaka e Takeuchi (1997). Usando procedimentos metodológicos de uma pesquisa descritiva/bibliográfica, constatou-se que o processo de construção do conhecimento ocorre em espiral, iniciando num nível mais individual e se ampliando para o nível coletivo, a partir das interações entre os tutores a distância e os estudantes. Os resultados obtidos também evidenciam a importância destes profissionais para o aumento da participação dos estudantes nas atividades assíncronas propostas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), bem como na melhoria de seus índices de desempenho e aproveitamento. Os cursos analisados são oferecidos pela área Formação Via Web da Diretoria dos Cursos de Extensão da Fundação Centro de Ciências de Ensino Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ).
dc.creator Cristina Pfeiffer;Andreza Regina Lopes da Silva;Sandra Menezes de Vasconcellos;Fernando José Spanhol
dc.created 2012-10-23
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/16265/metadados
dc.source http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v2i1.104
dc.subject ead
dc.subject eademfoco
dc.subject ead em foco
© Canal CECIERJ 2024