Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/16265
dc.type | Text |
dc.title | TUTORIA A DISTÂNCIA: CONSTRUINDO O CONHECIMENTO EM CURSOS ON-LINE |
dc.description | Esse estudo tem por objetivo apresentar as contribuições dos tutores a distância no processo de construção do conhecimento dos estudantes de cursos on-line, tendo por base a Espiral do Conhecimento proposta por Nonaka e Takeuchi (1997). Usando procedimentos metodológicos de uma pesquisa descritiva/bibliográfica, constatou-se que o processo de construção do conhecimento ocorre em espiral, iniciando num nível mais individual e se ampliando para o nível coletivo, a partir das interações entre os tutores a distância e os estudantes. Os resultados obtidos também evidenciam a importância destes profissionais para o aumento da participação dos estudantes nas atividades assíncronas propostas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), bem como na melhoria de seus índices de desempenho e aproveitamento. Os cursos analisados são oferecidos pela área Formação Via Web da Diretoria dos Cursos de Extensão da Fundação Centro de Ciências de Ensino Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ). |
dc.creator | Cristina Pfeiffer;Andreza Regina Lopes da Silva;Sandra Menezes de Vasconcellos;Fernando José Spanhol |
dc.created | 2012-10-23 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/16265/metadados |
dc.source | http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v2i1.104 |
dc.subject | ead |
dc.subject | eademfoco |
dc.subject | ead em foco |