NOTAS SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/16293

  • Título: NOTAS SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
  • Autor(es): Simone Becher Araujo Moraes
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 30/10/2014
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v4i2.229
  • Código do Recurso: 16293
  • Descrição: Este artigo faz uma retomada sobre a questão da avaliação em Educação a Distância, trazendo para reflexão alguns elementos teóricos e práticos dentro dessa temática, destacando suas principais características, metodologias e perspectivas. O presente trabalho está embasado em pesquisa bibliográfica de autores relevantes da área. A partir da coleta de dados, pôde-se verificar a preocupação com os métodos avaliativos em Educação a Distância, principalmente no que se refere à avaliação do processo de construção do conhecimento e ao acompanhamento do professor. Pôde-se verificar também certa insegurança em relação à avaliação da aprendizagem no âmbito dos ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs), uma vez que ainda têm sido necessárias e exigidas legalmente avaliações presenciais. Este estudo pretende atentar para a importância de constantes pesquisas sobre o tema avaliação em EaD, visto que se deseja evitar a repetição dos equívocos da educação presencial, que tem sido caracterizada pelo modelo de avaliação punitiva e preocupada prioritariamente, na maioria dos casos, com resultados quantitativos.
© Canal CECIERJ 2024