A ATUAÇÃO A DISTÂNCIA NA PERSPECTIVA DE TUTORES

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/16297

  • Título: A ATUAÇÃO A DISTÂNCIA NA PERSPECTIVA DE TUTORES
  • Autor(es): André Tenório;Lilia Aparecida Costa Gonçalves;Thaís Tenório
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 24/03/2015
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v5i2.241
  • Código do Recurso: 16297
  • Descrição: A interação e mediação na educação a distância foram analisadas com base nas perspectivas de 11 tutores de cursos superiores de uma instituição privada brasileira. A atuação tutorial desses profissionais no ambiente virtual de aprendizagem foi escrutada por meio de questionário e entrevista. Foram investigadas as atividades a distância e a necessidade de mobilização de saberes pedagógicos, tecnológicos e didáticos. Para os participantes, a interação, a motivação e o desenvolvimento do aluno a distância dependeriam essencialmente da mediação do tutor. Na ação do tutor a distância, a valorização da autonomia do aluno precederia a função de instrutor. As duas principais formas de construção do conhecimento citadas foram a interação entre alunos e a proposição planejada de questionamentos promotores de debate. Entretanto, a falta de regulamentação da atividade seria causa de insegurança e desestímulo.
© Canal CECIERJ 2024