- Título: A ATUAÇÃO A DISTÂNCIA NA PERSPECTIVA DE TUTORES
- Autor(es): André Tenório;Lilia Aparecida Costa Gonçalves;Thaís Tenório
- Instituição: Fundação CECIERJ
- Tipo: EaD em Foco
- Data: 24/03/2015
- URL:
http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v5i2.241
- Código do Recurso: 16297
- Descrição: A interação e mediação na educação a distância foram analisadas com base nas perspectivas de 11 tutores de cursos superiores de uma instituição privada brasileira. A atuação tutorial desses profissionais no ambiente virtual de aprendizagem foi escrutada por meio de questionário e entrevista. Foram investigadas as atividades a distância e a necessidade de mobilização de saberes pedagógicos, tecnológicos e didáticos. Para os participantes, a interação, a motivação e o desenvolvimento do aluno a distância dependeriam essencialmente da mediação do tutor. Na ação do tutor a distância, a valorização da autonomia do aluno precederia a função de instrutor. As duas principais formas de construção do conhecimento citadas foram a interação entre alunos e a proposição planejada de questionamentos promotores de debate. Entretanto, a falta de regulamentação da atividade seria causa de insegurança e desestímulo.
© Canal CECIERJ 2024