Caminhos da Política Nacional de Formação de Professores na Modalidade a Distância

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/16339

dc.type Text
dc.title Caminhos da Política Nacional de Formação de Professores na Modalidade a Distância
dc.description Este artigo tem por objetivo examinar os caminhos percorridos pelas políticas públicas de formação de professores na modalidade a distância, através da rede pública de educação superior, a partir de três seções: a escolha do Estado brasileiro pela modalidade a distância na formação inicial e continuada de professores, apoiando-se em Kingdon (2007) para explicitar a eleição de tal política; a criação da UAB e a formação de professores como sinônimo de democratização do acesso ao ensino superior brasileiro pela rede pública de educação a distância (EaD); e a escolha da Capes para a operacionalização das políticas de formação de professores no país. O trabalho teve como procedimento metodológico a análise documental de leis e decretos que nos levaram a afirmar que as políticas nacionais de formação docente, através da UAB e da Parfor, movimentaram a EaD da periferia para o centro das políticas do MEC e, desde 2009, buscam novos caminhos com a operacionalização pela Nova Capes.
dc.creator Camila Silva Sousa Santos;Gilda Helena Bernardino de Campos
dc.created 2016-04-30
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/16339/metadados
dc.source http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v6i1.332
dc.subject ead
dc.subject eademfoco
dc.subject ead em foco
© Canal CECIERJ 2024