Acessibilidade em Objetos de Aprendizagem na EaD: uma Análise em um Curso de Especialização

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/16350

  • Título: Acessibilidade em Objetos de Aprendizagem na EaD: uma Análise em um Curso de Especialização
  • Autor(es): Juliana Dalbem Omodei;Édison Trombeta de Oliveira;Marcos Barros de Souza;Vanderlei Leite dos Santos
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 30/04/2016
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v6i1.374
  • Código do Recurso: 16350
  • Descrição: Este trabalho tem como objetivo analisar os objetos de aprendizagem oferecidos em duas disciplinas do curso de especialização em Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, sob a ótica da acessibilidade. Os objetos de aprendizagem são recursos digitais reutilizáveis e que auxiliam a aprendizagem de algum conceito. Para atingir o objetivo proposto, foi empreendida uma pesquisa bibliográfica seguida de um estudo de caso. Para a coleta de dados optou-se no estabelecimento de categorias de análise que permitiram obter uma visão global dos recursos. Os dados foram analisados qualitativamente etapa a etapa de cada jogo, e os dados coletados foram organizados em uma planilha previamente elaborada para esse fim. Os resultados evidenciaram que, embora haja esforço da universidade promotora do curso em oferecer acessibilidade em todo o ambiente virtual e materiais disponíveis, ainda são necessárias algumas adaptações nos objetos de aprendizagem para que se tornem totalmente acessíveis às pessoas com necessidades especiais em nível sensorial. Todavia, é por meio de iniciativas como essa que são possíveis o crescimento e o aprimoramento de objetos educacionais acessíveis e, dessa forma, contribuir com o acesso de permanência de todos na educação a distância.
© Canal CECIERJ 2024