Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/16350
dc.type | Text |
dc.title | Acessibilidade em Objetos de Aprendizagem na EaD: uma Análise em um Curso de Especialização |
dc.description | Este trabalho tem como objetivo analisar os objetos de aprendizagem oferecidos em duas disciplinas do curso de especialização em Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, sob a ótica da acessibilidade. Os objetos de aprendizagem são recursos digitais reutilizáveis e que auxiliam a aprendizagem de algum conceito. Para atingir o objetivo proposto, foi empreendida uma pesquisa bibliográfica seguida de um estudo de caso. Para a coleta de dados optou-se no estabelecimento de categorias de análise que permitiram obter uma visão global dos recursos. Os dados foram analisados qualitativamente etapa a etapa de cada jogo, e os dados coletados foram organizados em uma planilha previamente elaborada para esse fim. Os resultados evidenciaram que, embora haja esforço da universidade promotora do curso em oferecer acessibilidade em todo o ambiente virtual e materiais disponíveis, ainda são necessárias algumas adaptações nos objetos de aprendizagem para que se tornem totalmente acessíveis às pessoas com necessidades especiais em nível sensorial. Todavia, é por meio de iniciativas como essa que são possíveis o crescimento e o aprimoramento de objetos educacionais acessíveis e, dessa forma, contribuir com o acesso de permanência de todos na educação a distância. |
dc.creator | Juliana Dalbem Omodei;Édison Trombeta de Oliveira;Marcos Barros de Souza;Vanderlei Leite dos Santos |
dc.created | 2016-04-30 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/16350/metadados |
dc.source | http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v6i1.374 |
dc.subject | ead |
dc.subject | eademfoco |
dc.subject | ead em foco |
dc.subject | Objetos de Aprendizagem |
dc.subject | Acessibilidade |
dc.subject | Educação a Distância |