Autorregulação da Aprendizagem na Educação a Distância – Análise das Produções Científicas Realizadas em Brasil e Portugal no Período de 2010 a 2015

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  • Título: Autorregulação da Aprendizagem na Educação a Distância – Análise das Produções Científicas Realizadas em Brasil e Portugal no Período de 2010 a 2015
  • Autor(es): Janaína Copello Quintes Monnerat;Maria Teresa Ribeiro Pessoa;Joaquim Armando Gomes Alves Ferreira
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 26/08/2016
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v6i2.377
  • Código do Recurso: 16352
  • Descrição: A sociedade atual, do conhecimento e da informação, requer do ensino superior novas dinâmicas mediadas pelas tecnologias, constituindo-se, nesse contexto, a Educação a Distância como modalidade de ensino privilegiada. Tornam-se relevantes a análise e a compreensão das formas de aquisição de conhecimento nessa modalidade por parte dos alunos, sendo o estudo da variável autorregulação da aprendizagem priorizada dada a sua importância para o sucesso acadêmico dos mesmos. O presente trabalho, após pesquisa guiada pelos atuais e credíveis repositórios português e brasileiro, RCAAP e CAPES, analisou artigos, dissertações de mestrado e teses de doutorado no âmbito da autorregulação da aprendizagem na Educação a Distância publicados no Brasil e em Portugal no período de 2010 a 2015. Os resultados encontrados apontam para quatro abordagens principais: o portfólio, como instrumento com imenso potencial da aprendizagem autorregulada; as estratégias de aprendizagem como extremamente importantes nos processos de autorregulação; estudos centrados no tutor e na forma como estes podem promover a autorregulação nos alunos; e, por último, as TIC, ou seja, as aplicações hipermédia como apoio à aprendizagem autorregulada. São necessários estudos mais aprofundados sobre este tema, incluindo a ampliação das plataformas de busca para um resultado mais abrangente.
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