Autorregulação da Aprendizagem na Educação a Distância – Análise das Produções Científicas Realizadas em Brasil e Portugal no Período de 2010 a 2015

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/16352

dc.type Text
dc.title Autorregulação da Aprendizagem na Educação a Distância – Análise das Produções Científicas Realizadas em Brasil e Portugal no Período de 2010 a 2015
dc.description A sociedade atual, do conhecimento e da informação, requer do ensino superior novas dinâmicas mediadas pelas tecnologias, constituindo-se, nesse contexto, a Educação a Distância como modalidade de ensino privilegiada. Tornam-se relevantes a análise e a compreensão das formas de aquisição de conhecimento nessa modalidade por parte dos alunos, sendo o estudo da variável autorregulação da aprendizagem priorizada dada a sua importância para o sucesso acadêmico dos mesmos. O presente trabalho, após pesquisa guiada pelos atuais e credíveis repositórios português e brasileiro, RCAAP e CAPES, analisou artigos, dissertações de mestrado e teses de doutorado no âmbito da autorregulação da aprendizagem na Educação a Distância publicados no Brasil e em Portugal no período de 2010 a 2015. Os resultados encontrados apontam para quatro abordagens principais: o portfólio, como instrumento com imenso potencial da aprendizagem autorregulada; as estratégias de aprendizagem como extremamente importantes nos processos de autorregulação; estudos centrados no tutor e na forma como estes podem promover a autorregulação nos alunos; e, por último, as TIC, ou seja, as aplicações hipermédia como apoio à aprendizagem autorregulada. São necessários estudos mais aprofundados sobre este tema, incluindo a ampliação das plataformas de busca para um resultado mais abrangente.
dc.creator Janaína Copello Quintes Monnerat;Maria Teresa Ribeiro Pessoa;Joaquim Armando Gomes Alves Ferreira
dc.created 2016-08-26
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/16352/metadados
dc.source http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v6i2.377
dc.subject ead
dc.subject eademfoco
dc.subject ead em foco
dc.subject Autorregulação
dc.subject E-learning
dc.subject Educação a Distância
© Canal CECIERJ 2024