- Título: TICs a Serviço da Pedagogia do Diálogo e da Prática da Liberdade na Educação
- Autor(es): Candido Grzybowski
- Instituição: Fundação CECIERJ
- Tipo: EaD em Foco
- Data: 30/04/2016
- URL:
http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v6i1.413
- Código do Recurso: 16364
- Descrição: A globalização controla o mundo inteiro e nos torna, todos os povos e todos os habitantes, interdependentes em termos planetários. Qualquer reflexão sobre educação e TICs não pode estar desvinculada de cidadania – de princípios éticos da democracia tais como liberdade, igualdade, diversidade, solidariedade e participação cidadã – e nem dos desafios maiores que a humanidade deve enfrentar na busca de organização da economia/mercado e do poder/Estado para a sustentabilidade da vida e do planeta. As TICs, como qualquer tecnologia e invenção, são um campo de disputa social. Democratizá-las é um imperativo ético e, por isto, o acesso a elas, o mais amplo e includente possível combatendo a exclusão digital ainda imperante entre nós, pode ser um meio de democratizar a sociedade que temos. Mas há um grande potencial nas novas TICs para a sustentabilidade da vida e do planeta, também importante para as escolas. Este é o horizonte das TICs na educação: serem ferramentas libertadoras, participativas e sustentáveis.
© Canal CECIERJ 2024