Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/16364
dc.type | Text |
dc.title | TICs a Serviço da Pedagogia do Diálogo e da Prática da Liberdade na Educação |
dc.description | A globalização controla o mundo inteiro e nos torna, todos os povos e todos os habitantes, interdependentes em termos planetários. Qualquer reflexão sobre educação e TICs não pode estar desvinculada de cidadania – de princípios éticos da democracia tais como liberdade, igualdade, diversidade, solidariedade e participação cidadã – e nem dos desafios maiores que a humanidade deve enfrentar na busca de organização da economia/mercado e do poder/Estado para a sustentabilidade da vida e do planeta. As TICs, como qualquer tecnologia e invenção, são um campo de disputa social. Democratizá-las é um imperativo ético e, por isto, o acesso a elas, o mais amplo e includente possível combatendo a exclusão digital ainda imperante entre nós, pode ser um meio de democratizar a sociedade que temos. Mas há um grande potencial nas novas TICs para a sustentabilidade da vida e do planeta, também importante para as escolas. Este é o horizonte das TICs na educação: serem ferramentas libertadoras, participativas e sustentáveis. |
dc.creator | Candido Grzybowski |
dc.created | 2016-04-30 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/16364/metadados |
dc.source | http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v6i1.413 |
dc.subject | ead |
dc.subject | eademfoco |
dc.subject | ead em foco |
dc.subject | TICs |
dc.subject | Cidadania |
dc.subject | Igualdade |
dc.subject | Liberdade |