TICs a Serviço da Pedagogia do Diálogo e da Prática da Liberdade na Educação

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dc.type Text
dc.title TICs a Serviço da Pedagogia do Diálogo e da Prática da Liberdade na Educação
dc.description A globalização controla o mundo inteiro e nos torna, todos os povos e todos os habitantes, interdependentes em termos planetários. Qualquer reflexão sobre educação e TICs não pode estar desvinculada de cidadania – de princípios éticos da democracia tais como liberdade, igualdade, diversidade, solidariedade e participação cidadã – e nem dos desafios maiores que a humanidade deve enfrentar na busca de organização da economia/mercado e do poder/Estado para a sustentabilidade da vida e do planeta. As TICs, como qualquer tecnologia e invenção, são um campo de disputa social. Democratizá-las é um imperativo ético e, por isto, o acesso a elas, o mais amplo e includente possível combatendo a exclusão digital ainda imperante entre nós, pode ser um meio de democratizar a sociedade que temos. Mas há um grande potencial nas novas TICs para a sustentabilidade da vida e do planeta, também importante para as escolas. Este é o horizonte das TICs na educação: serem ferramentas libertadoras, participativas e sustentáveis.
dc.creator Candido Grzybowski
dc.created 2016-04-30
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/16364/metadados
dc.source http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v6i1.413
dc.subject ead
dc.subject eademfoco
dc.subject ead em foco
dc.subject TICs
dc.subject Cidadania
dc.subject Igualdade
dc.subject Liberdade
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