Recursos Educacionais Abertos: acesso gratuito ao conhecimento?

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/16828

  • Título: Recursos Educacionais Abertos: acesso gratuito ao conhecimento?
  • Autor(es): Mara Denize Mazzardo;Ana Maria Ferreira Nobre;Elena Maria Mallmann
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 31/05/2017
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v7i1.446
  • Código do Recurso: 16828
  • Descrição: Neste artigo, destacamos o potencial dos recursos educacionais abertos (REA) para aumentar o acesso ao conhecimento e os desafios dos professores para adaptar (revisar, alterar) esses recursos. A investigação está sendo realizada por meio dos procedimentos metodológicos do Design-Based Research, com um grupo de professores do ensino médio participantes de um small open online course. O objetivo do curso é proporcionar conhecimentos sobre REA, os quais possibilitem a integração deles nos materiais e nas práticas didáticas. Neste trabalho, destaca-se a adaptação de REA. Os dados e análises preliminares sinalizam que a adaptação de REA é uma atividade que demanda dos professores conhecimentos sobre as licenças abertas, os direitos autorais, os repositórios, afluência tecnológico-pedagógica e os conhecimentos para redistribuir os REA adaptados. Uma das dificuldades foi encontrar REA para o ensino médio com licença que permitisse aprodução de obra derivada
© Canal CECIERJ 2024