Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/16828
dc.type | Text |
dc.title | Recursos Educacionais Abertos: acesso gratuito ao conhecimento? |
dc.description | Neste artigo, destacamos o potencial dos recursos educacionais abertos (REA) para aumentar o acesso ao conhecimento e os desafios dos professores para adaptar (revisar, alterar) esses recursos. A investigação está sendo realizada por meio dos procedimentos metodológicos do Design-Based Research, com um grupo de professores do ensino médio participantes de um small open online course. O objetivo do curso é proporcionar conhecimentos sobre REA, os quais possibilitem a integração deles nos materiais e nas práticas didáticas. Neste trabalho, destaca-se a adaptação de REA. Os dados e análises preliminares sinalizam que a adaptação de REA é uma atividade que demanda dos professores conhecimentos sobre as licenças abertas, os direitos autorais, os repositórios, afluência tecnológico-pedagógica e os conhecimentos para redistribuir os REA adaptados. Uma das dificuldades foi encontrar REA para o ensino médio com licença que permitisse aprodução de obra derivada |
dc.creator | Mara Denize Mazzardo;Ana Maria Ferreira Nobre;Elena Maria Mallmann |
dc.created | 2017-05-31 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/16828/metadados |
dc.source | http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v7i1.446 |
dc.subject | ead |
dc.subject | eademfoco |
dc.subject | ead em foco |
dc.subject | Acesso ao conhecimento |
dc.subject | Recursos Educacionais Abertos |
dc.subject | Formação de Professores |
dc.subject | Adaptação de Recursos Educacionais Abertos |