Como criar e manter interações de qualidade em cursos online?

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/16832

  • Título: Como criar e manter interações de qualidade em cursos online?
  • Autor(es): Ana Paula Correia
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 31/05/2017
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v7i1.542
  • Código do Recurso: 16832
  • Descrição: Frequentemente em cursos online, os alunos participam em discussões que ocorrem em sistemas virtuais. Estas discussões online são muitas vezes atividades obrigatórias que contam para a nota final do curso. Mesmo que, em muitas ocasiões, os alunos considerem improdutiva a exigência de participar nestas discussões, eles participam na mesma por causa do peso que têm na avaliação final. Discussões online sem significado e de pouca qualidade são muitas vezes o resultado desta atividade. Um estudo de caso foi realizado com uma disciplina online de pós-graduação em tecnologia educativa em universidade nos Estados Unidos. Este curso oferece duas estratégias inovadoras para superar os desafios colocados pelas discussões online: (1) moderação de discussões facilitadas pelos colegas; (2) curadoria de conteúdos digitais. Este estudo de caso evidencia a eficácia destas estratégias e a possibilidade de as reusar, transferir para diferentes ambientes virtuais de aprendizagem e implementar em diferentes sistemas. Palavras-chave: Discussões online, Facilitação pelos colegas, Curadoria de conteúdos digitais.
© Canal CECIERJ 2024