Como criar e manter interações de qualidade em cursos online?

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/16832

dc.type Text
dc.title Como criar e manter interações de qualidade em cursos online?
dc.description Frequentemente em cursos online, os alunos participam em discussões que ocorrem em sistemas virtuais. Estas discussões online são muitas vezes atividades obrigatórias que contam para a nota final do curso. Mesmo que, em muitas ocasiões, os alunos considerem improdutiva a exigência de participar nestas discussões, eles participam na mesma por causa do peso que têm na avaliação final. Discussões online sem significado e de pouca qualidade são muitas vezes o resultado desta atividade. Um estudo de caso foi realizado com uma disciplina online de pós-graduação em tecnologia educativa em universidade nos Estados Unidos. Este curso oferece duas estratégias inovadoras para superar os desafios colocados pelas discussões online: (1) moderação de discussões facilitadas pelos colegas; (2) curadoria de conteúdos digitais. Este estudo de caso evidencia a eficácia destas estratégias e a possibilidade de as reusar, transferir para diferentes ambientes virtuais de aprendizagem e implementar em diferentes sistemas. Palavras-chave: Discussões online, Facilitação pelos colegas, Curadoria de conteúdos digitais.
dc.creator Ana Paula Correia
dc.created 2017-05-31
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/16832/metadados
dc.source http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v7i1.542
dc.subject ead
dc.subject eademfoco
dc.subject ead em foco
dc.subject Discussões online
dc.subject Facilitação pelos colegas
dc.subject Curadoria de conteúdos digitais
© Canal CECIERJ 2024