Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/16832
dc.type | Text |
dc.title | Como criar e manter interações de qualidade em cursos online? |
dc.description | Frequentemente em cursos online, os alunos participam em discussões que ocorrem em sistemas virtuais. Estas discussões online são muitas vezes atividades obrigatórias que contam para a nota final do curso. Mesmo que, em muitas ocasiões, os alunos considerem improdutiva a exigência de participar nestas discussões, eles participam na mesma por causa do peso que têm na avaliação final. Discussões online sem significado e de pouca qualidade são muitas vezes o resultado desta atividade. Um estudo de caso foi realizado com uma disciplina online de pós-graduação em tecnologia educativa em universidade nos Estados Unidos. Este curso oferece duas estratégias inovadoras para superar os desafios colocados pelas discussões online: (1) moderação de discussões facilitadas pelos colegas; (2) curadoria de conteúdos digitais. Este estudo de caso evidencia a eficácia destas estratégias e a possibilidade de as reusar, transferir para diferentes ambientes virtuais de aprendizagem e implementar em diferentes sistemas. Palavras-chave: Discussões online, Facilitação pelos colegas, Curadoria de conteúdos digitais. |
dc.creator | Ana Paula Correia |
dc.created | 2017-05-31 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/16832/metadados |
dc.source | http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v7i1.542 |
dc.subject | ead |
dc.subject | eademfoco |
dc.subject | ead em foco |
dc.subject | Discussões online |
dc.subject | Facilitação pelos colegas |
dc.subject | Curadoria de conteúdos digitais |