Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/16845
dc.type | Text |
dc.title | CIÊNCIAS POSSÍVEIS EM MACHADO DE ASSIS: TEATRO E CIÊNCIA NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA |
dc.description | Artigo científico. Este estudo busca compreender como a relação entre teatro e ciência pode ser profícua na educação em ciências, a partir de atividade desenvolvida no “Ciência em Cena”, área do Museu da Vida, Fundação Oswaldo Cruz/RJ. A atividade consiste na apresentação da peça “Lição de Botânica”, de Machado de Assis, seguida de debate e exibição de cd-rom. Neste artigo foi analisado o primeiro semestre da temporada de 2007, que reuniu 1.827 pessoas. As 171 perguntas elaboradas durante os debates realizados após trinta espetáculos, foram registradas por escrito e interpretadas com base em critérios metodológicos da “análise de conteúdo”. O exame dos dados permite discutir a interface entre processos de criação artística e educação científica. Tal discussão está ancorada na perspectiva problematizadora da educação segundo Freire e no entendimento, tal qual Maturana, da educação como um espaço dialógico de convivência, um lugar de perene criação/recriação da vida. |
dc.creator | Thelma Lopes Carlos Gardair/ Virgínia Torres Schall |
dc.created | 2017-06-25 |
dc.publisher | Fundação Cecierj |
dc.coverage | Divulgação Científica |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/16845/metadados |
dc.format | application/pdf |
dc.extent | 478.7 KB |
dc.subject | Machado de Assis |
dc.subject | Educação científica |
dc.subject | Teatro |
dc.subject | Popularização da ciência |