CIÊNCIAS POSSÍVEIS EM MACHADO DE ASSIS: TEATRO E CIÊNCIA NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/16845

dc.type Text
dc.title CIÊNCIAS POSSÍVEIS EM MACHADO DE ASSIS: TEATRO E CIÊNCIA NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA
dc.description Artigo científico. Este estudo busca compreender como a relação entre teatro e ciência pode ser profícua na educação em ciências, a partir de atividade desenvolvida no “Ciência em Cena”, área do Museu da Vida, Fundação Oswaldo Cruz/RJ. A atividade consiste na apresentação da peça “Lição de Botânica”, de Machado de Assis, seguida de debate e exibição de cd-rom. Neste artigo foi analisado o primeiro semestre da temporada de 2007, que reuniu 1.827 pessoas. As 171 perguntas elaboradas durante os debates realizados após trinta espetáculos, foram registradas por escrito e interpretadas com base em critérios metodológicos da “análise de conteúdo”. O exame dos dados permite discutir a interface entre processos de criação artística e educação científica. Tal discussão está ancorada na perspectiva problematizadora da educação segundo Freire e no entendimento, tal qual Maturana, da educação como um espaço dialógico de convivência, um lugar de perene criação/recriação da vida.
dc.creator Thelma Lopes Carlos Gardair/ Virgínia Torres Schall
dc.created 2017-06-25
dc.publisher Fundação Cecierj
dc.coverage Divulgação Científica
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/16845/metadados
dc.format application/pdf
dc.extent 478.7 KB
dc.subject Machado de Assis
dc.subject Educação científica
dc.subject Teatro
dc.subject Popularização da ciência
© Canal CECIERJ 2024