Nome original do arquivo: Ciências possíveis em Machado de Assis.pdf
Tamanho: 478.7 KB
Data: 25/06/2017
Código do Recurso: 16845
Descrição: Artigo científico. Este estudo busca compreender como a relação entre teatro e ciência pode ser profícua na
educação em ciências, a partir de atividade desenvolvida no “Ciência em Cena”, área do Museu da Vida,
Fundação Oswaldo Cruz/RJ. A atividade consiste na apresentação da peça “Lição de Botânica”, de
Machado de Assis, seguida de debate e exibição de cd-rom. Neste artigo foi analisado o primeiro semestre
da temporada de 2007, que reuniu 1.827 pessoas. As 171 perguntas elaboradas durante os debates
realizados após trinta espetáculos, foram registradas por escrito e interpretadas com base em critérios
metodológicos da “análise de conteúdo”. O exame dos dados permite discutir a interface entre processos
de criação artística e educação científica. Tal discussão está ancorada na perspectiva problematizadora
da educação segundo Freire e no entendimento, tal qual Maturana, da educação como um espaço
dialógico de convivência, um lugar de perene criação/recriação da vida.