CIÊNCIAS POSSÍVEIS EM MACHADO DE ASSIS: TEATRO E CIÊNCIA NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/16845

  • Título: CIÊNCIAS POSSÍVEIS EM MACHADO DE ASSIS: TEATRO E CIÊNCIA NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA
  • Autor(es): Thelma Lopes Carlos Gardair/ Virgínia Torres Schall
  • Instituição: Fundação Cecierj
  • Área: Divulgação Científica
  • Disciplina: Artigos
  • Tipo: Documento
  • Nome original do arquivo: Ciências possíveis em Machado de Assis.pdf
  • Tamanho: 478.7 KB
  • Data: 25/06/2017
  • Código do Recurso: 16845
  • Descrição: Artigo científico. Este estudo busca compreender como a relação entre teatro e ciência pode ser profícua na
    educação em ciências, a partir de atividade desenvolvida no “Ciência em Cena”, área do Museu da Vida,
    Fundação Oswaldo Cruz/RJ. A atividade consiste na apresentação da peça “Lição de Botânica”, de
    Machado de Assis, seguida de debate e exibição de cd-rom. Neste artigo foi analisado o primeiro semestre
    da temporada de 2007, que reuniu 1.827 pessoas. As 171 perguntas elaboradas durante os debates
    realizados após trinta espetáculos, foram registradas por escrito e interpretadas com base em critérios
    metodológicos da “análise de conteúdo”. O exame dos dados permite discutir a interface entre processos
    de criação artística e educação científica. Tal discussão está ancorada na perspectiva problematizadora
    da educação segundo Freire e no entendimento, tal qual Maturana, da educação como um espaço
    dialógico de convivência, um lugar de perene criação/recriação da vida.
© Canal CECIERJ 2024