CIÊNCIA, TEATRO E APRENDIZAGEM NO DESENVOLVIMENTO DE EVENTOS CULTURAIS

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/16846

dc.type Text
dc.title CIÊNCIA, TEATRO E APRENDIZAGEM NO DESENVOLVIMENTO DE EVENTOS CULTURAIS
dc.description Artigo. O presente estudo tem como principal meta estimular a reflexão sobre possíveis contribuições de eventos que buscam articular a linguagem teatral à reflexão científica, em processos de aprendizagem no campo das Ciências. Para tanto, são analisadas as três edições da “Mostra de Teatro, Ciência e Cidadania”, produzidas pelo Museu da Vida (MV)/ Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com a Casa das Artes de Laranjeiras (CAL). As três edições do evento totalizaram 1589 espectadores, 20 espetáculos seguidos de debate e cinco palestras. Dos espetáculos apresentados, os principais temas abordados foram: ciência (25%), teatro (15%), cidadania (20%) e outros (40%). O artigo discute não apenas as abordagens de tais temas, mas objetiva problematizar algumas questões que permeiam as relações entre Teatro e Ciência, como, por exemplo, o recorrente entendimento da linguagem teatral como simples ferramenta, ou da Ciência representada, meramente, como conteúdo a ser apreendido
dc.creator Thelma Lopes Carlos Gardair/ Virgínia Torres Schall
dc.created 2017-06-25
dc.publisher Fundação Cecierj
dc.coverage Divulgação Científica
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/16846/metadados
dc.format application/pdf
dc.extent 599.4 KB
dc.subject Ciência & Teatro
dc.subject aprendizagem
dc.subject educação científica
© Canal CECIERJ 2024