Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/16846
dc.type | Text |
dc.title | CIÊNCIA, TEATRO E APRENDIZAGEM NO DESENVOLVIMENTO DE EVENTOS CULTURAIS |
dc.description | Artigo. O presente estudo tem como principal meta estimular a reflexão sobre possíveis contribuições de eventos que buscam articular a linguagem teatral à reflexão científica, em processos de aprendizagem no campo das Ciências. Para tanto, são analisadas as três edições da “Mostra de Teatro, Ciência e Cidadania”, produzidas pelo Museu da Vida (MV)/ Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com a Casa das Artes de Laranjeiras (CAL). As três edições do evento totalizaram 1589 espectadores, 20 espetáculos seguidos de debate e cinco palestras. Dos espetáculos apresentados, os principais temas abordados foram: ciência (25%), teatro (15%), cidadania (20%) e outros (40%). O artigo discute não apenas as abordagens de tais temas, mas objetiva problematizar algumas questões que permeiam as relações entre Teatro e Ciência, como, por exemplo, o recorrente entendimento da linguagem teatral como simples ferramenta, ou da Ciência representada, meramente, como conteúdo a ser apreendido |
dc.creator | Thelma Lopes Carlos Gardair/ Virgínia Torres Schall |
dc.created | 2017-06-25 |
dc.publisher | Fundação Cecierj |
dc.coverage | Divulgação Científica |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/16846/metadados |
dc.format | application/pdf |
dc.extent | 599.4 KB |
dc.subject | Ciência & Teatro |
dc.subject | aprendizagem |
dc.subject | educação científica |