CIÊNCIA, TEATRO E APRENDIZAGEM NO DESENVOLVIMENTO DE EVENTOS CULTURAIS

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/16846

  • Título: CIÊNCIA, TEATRO E APRENDIZAGEM NO DESENVOLVIMENTO DE EVENTOS CULTURAIS
  • Autor(es): Thelma Lopes Carlos Gardair/ Virgínia Torres Schall
  • Instituição: Fundação Cecierj
  • Área: Divulgação Científica
  • Disciplina: Artigos
  • Tipo: Documento
  • Nome original do arquivo: Ciência Teatro e Aprendizagem.pdf
  • Tamanho: 599.4 KB
  • Data: 25/06/2017
  • Código do Recurso: 16846
  • Descrição: Artigo. O presente estudo tem como principal meta estimular a reflexão sobre possíveis contribuições de
    eventos que buscam articular a linguagem teatral à reflexão científica, em processos de
    aprendizagem no campo das Ciências. Para tanto, são analisadas as três edições da “Mostra de
    Teatro, Ciência e Cidadania”, produzidas pelo Museu da Vida (MV)/ Fundação Oswaldo Cruz
    (Fiocruz), em parceria com a Casa das Artes de Laranjeiras (CAL). As três edições do evento
    totalizaram 1589 espectadores, 20 espetáculos seguidos de debate e cinco palestras. Dos
    espetáculos apresentados, os principais temas abordados foram: ciência (25%), teatro (15%),
    cidadania (20%) e outros (40%). O artigo discute não apenas as abordagens de tais temas, mas
    objetiva problematizar algumas questões que permeiam as relações entre Teatro e Ciência, como,
    por exemplo, o recorrente entendimento da linguagem teatral como simples ferramenta, ou da
    Ciência representada, meramente, como conteúdo a ser apreendido
© Canal CECIERJ 2024