Nome original do arquivo: Ciência Teatro e Aprendizagem.pdf
Tamanho: 599.4 KB
Data: 25/06/2017
Código do Recurso: 16846
Descrição: Artigo. O presente estudo tem como principal meta estimular a reflexão sobre possíveis contribuições de
eventos que buscam articular a linguagem teatral à reflexão científica, em processos de
aprendizagem no campo das Ciências. Para tanto, são analisadas as três edições da “Mostra de
Teatro, Ciência e Cidadania”, produzidas pelo Museu da Vida (MV)/ Fundação Oswaldo Cruz
(Fiocruz), em parceria com a Casa das Artes de Laranjeiras (CAL). As três edições do evento
totalizaram 1589 espectadores, 20 espetáculos seguidos de debate e cinco palestras. Dos
espetáculos apresentados, os principais temas abordados foram: ciência (25%), teatro (15%),
cidadania (20%) e outros (40%). O artigo discute não apenas as abordagens de tais temas, mas
objetiva problematizar algumas questões que permeiam as relações entre Teatro e Ciência, como,
por exemplo, o recorrente entendimento da linguagem teatral como simples ferramenta, ou da
Ciência representada, meramente, como conteúdo a ser apreendido